Uma das maiores dificuldades do empresário é o controle e organização do financeiro da sua empresa. Em geral isso acontece em grande parte nos pequenos negócios. Neste material, separamos 4 dicas muito importantes para você, pequeno empresário, melhorar o controle financeiro da sua empresa.
Primeira dica: Separe cada despesa da sua empresa por categoria.
É muito importante você saber e controlar cada tipo de despesa que acontece no seu negócio e mesmo comparar a evolução dessas despesas durante um determinado período. Crie uma planilha separando despesas como: Aluguel, energia, materiais de expediente e outros que achar necessário. Quanto mais separado, melhor! Outro ponto importante são aquelas despesas ditas “pessoais dos sócios”. Tenha muita atenção e separe em uma categoria específica como: “Despesas sócios” tudo que você pagou com o dinheiro da empresa. Faça isso até conseguir separar totalmente o que é despesa da empresa e o que é despesa dos sócios. É nesse ponto que muitos pequenos negócios acabam quebrando.
Segunda: Faça a conciliação bancária com frequência
A conciliação é um ponto muito importante, pois é pela conciliação que conseguimos verificar se aquilo que está em nossos controles está sendo realizado ou se tivemos alguma “surpresa”. Mais não vale somente aquela passada de olho. O extrato bancário deve ser visto e conferido com muita atenção. Verifique sempre as entradas e saídas na conta da sua empresa para saber se aquela despesa não prevista ou indevida acabou acontecendo ou mesmo se aquele cliente te pagou, e você acabou nem percebendo.
Terceira: Elabore um fluxo de caixa
Muitos pequenos empresários não tem o hábito de elaborar e analisar um fluxo de caixa, mas saiba que esta ferramenta é muito importante para qualquer negócio. O Fluxo de caixa é basicamente saber se, através das entradas menos as saídas você conseguiu gerar um caixa positivo ou se ele foi negativo em determinado mês. Sem gerar caixa sua empresa não consegue formar um capital de giro suficiente para os momentos de dificuldade, e assim, precisará emprestar dinheiro para pagar suas contas. Monitorando seu fluxo de caixa você consegue tomar medidas preventivas para que sua empresa esteja sempre saudável.
Quarta: Tenha um controle das suas contas a receber
Este ponto é bacana pois envolve diretamente a dica anterior. Muitas vezes a sua empresa não está gerando caixa porque o dinheiro está parado na mão dos seus clientes. Um controle mais eficiente, com informações de prazo para recebimento e a devida cobrança dos mesmos nos prazos estipulados faz uma grande diferença no seu fluxo de caixa. Muitas vezes nós queremos somente vender, mas não nos atentamos em receber esses valores nos prazos pré-estabelecidos.
E aí, gostou das dicas?
Sei que para controlar tudo isso pode ser uma tarefa difícil, mas hoje contamos com sistemas online que facilitam e realizam todo esse controle de forma mais rápida, simples e segura do que as planilhas, cadernos ou anotações. Além disso, contar com o auxílio de um contador preparado para te orientar nessas questões faz toda a diferença.
Por: Jean W. Rocha – Contador