É muito comum nos depararmos em nosso dia a dia com a seguinte situação:
Um vendedor de automóveis, oferece a você um belo desconto para a compra de um veículo no CNPJ da empresa. Descontos que podem fazer uma grande diferença na hora de fechar o negócio.
Descontos tão convidativos que temos micro ou pequenas empresas querendo aproveitar o benefício, ou mesmo pessoas procurando abrir um Cnpj somente para fazer isso.
Mas será que isso realmente é vantajoso para você e para sua empresa?
Bom, inicialmente precisamos deixar claro que os bens adquiridos em nome da empresa são para uso exclusivo das atividades voltadas ao seu negócio. Bens adquiridos para o uso próprio ou da família são comuns de se ver, mas precisamos ficar atentos a esta diferenciação com relação a aspectos contábeis.
Em um segundo momento, precisamos levar em conta um outro aspecto muito importante e que nenhum vendedor nos fala na hora da venda, seja por desconhecimento ou mesmo para não perder a venda. Quando este bem é adquirido pela sua empresa ele é considerado como um bem do ativo imobilizado e deverá sofrer depreciação a cada mês que fica na sua empresa. Sendo assim, passado alguns anos o seu veículo terá sofrido depreciações que diminuirão seu valor contábil.
O problema é que essa depreciação não segue a mesma depreciação de cada veículo no mercado e sim uma tabela referencial estabelecida pela Receita Federal, que super valoriza essas depreciações. É comum nesse sentido, o bem ficar durante alguns anos na sua empresa e já estar quase totalmente depreciado na hora da venda.
Com o este bem depreciado em sua contabilidade é muito provável que quando precisar vendê-lo o valor seja superior ao valor contábil, devido as depreciações sofridas durante os anos. É nesta hora que nos deparamos com a figura do “Ganho de capital”, que a nada mais é do que a diferença positiva entre o valor da venda e o valor contábil do bem. É sobre este “ganho” que sua empresa deverá pagar 15% de Imposto de Renda.
E ai, depois de você saber como funciona a compra de um veículo no CNPJ da empresa, será que realmente vale a pena o desconto?
Por isso, antes de comprar um veículo no Cnpj da sua empresa, avalie junto com o seu contador a melhor forma de realizar esta compra.
Por: Jean W Rocha