Olá! Tudo bem?
Contador:
Como faço para abrir uma prestadora de serviços?
Hoje, devido as mudanças na legislação trabalhista e com o momento de pandemia que estamos atravessando, as relações de trabalho mudaram com muita rapidez. O que já vinha acontecendo, ocorreu de forma muito mais rápida.
As empresas estão terceirizando boa parte dos setores da empresa e a figura do prestador de serviços é cada vez mais evidente. Muitas pessoas estavam tranquilas em seus empregos e, do dia para a noite precisaram se tornar prestadores de serviços. Mas e aÃ, como faço pra me formalizar?
Bom, em primeiro lugar se você já tem as empresas (clientes) certos para começar a prestar seu serviço o caminho fica mais fácil, mas a organização e o planejamento são fatores importantes mesmo assim. Se não tem, indico montar um Plano de Negócio simples para definir atividades chaves, segmentos de clientes, fornecedores, estrutura de custos, canais de divulgação e outros pontos importantes para o seu novo momento.
A segundo passo é formalizar tudo com a abertura de uma empresa, ter um CNPJ, e algumas perguntas no inÃcio vão ajudar na escolha: qual atividade sua empresa vai prestar e qual o valor mensal dos serviços prestados. Sabendo disso, já podemos definir entre um MEI ou uma Micro Empresa (se você não sabe a diferença tem um material sobre isso aqui em nosso blog) – https://bit.ly/2FPZOCu
Para o MEI o caminho é mais curto e você já sai com o número do seu CNPJ. Terá apenas que realizar o cadastro da empresa na prefeitura da sua cidade para conseguir emitir notas fiscais eletrônicas dos serviços que prestar para as empresas ou para outras pessoas. Já para uma Micro empresa o caminho é um pouco maior pois envolve mais órgãos do governo para se formalizar, mas o processo em geral costuma ser muito rápido.
Tanto para uma quanto para outra, o contador é o profissional mais indicado para te orientar em cada passo.
Se você quer se tornar um prestador de serviços ou já está prestando serviços e precisa formalizar seu negócio, nós podemos te orientar e ajudar a fazer a melhor escolha.
Por: Jean Rocha – contador