Você mistura dinheiro da sua empresa com o seu dinheiro pessoal?
Se sim, leia este texto até o fim.
Essa é uma questão importante que encontramos em vários Micro e Pequenos negócios e que, em muitos casos, levam à situações difíceis de se sustentar ou até mesmo o fim de um sonho.
Um dos princípios mais importantes da contabilidade é o princípio da entidade, que nada mais é que separar as contas da empresa das contas pessoais do sócio, mas isso geralmente não acontece em pequenos negócios.
Essa tendência em tratar tudo como uma coisa só, pode gerar situações que fogem do nosso controle e aspectos importantes devem ser levados em conta:
1 – Tendo contas distintas entre empresa e sócio, você consegue tomar melhores decisões para cortes de custos e despesas. Em épocas de crise, esta é uma questão fundamental para todo empresário. Avaliar os custos e despesas da sua empresa deve ser uma das primeiras medidas a serem tomadas e se tudo estiver misturado, isso será uma tarefa muito difícil.
2 – Separando, você consegue avaliar quais gastos pessoais são pagos pela empresa e se esse valor condiz com sua capacidade atual. Ouvimos com frequência de nossos clientes a seguinte frase: “Eu não consigo tirar nada da minha empresa”. Logo, fazendo algumas perguntas, fica claro que muitas despesas pessoais como escola, luz, cartão de crédito estão sendo pagos pela empresa e não pelo sócio. Avaliar esses valores e saber se a empresa tem realmente a disponibilidade de fazer esses pagamentos é fundamental para a saúde do seu negócio.
3 – Com as despesas separadas fica mais fácil avaliar quando sua empresa realmente precisa de empréstimos. Situações adversas acontecem, mas precisamos ter bem claro que as questões de falta de dinheiro pessoal não podem ser solucionadas com empréstimos feitos para a empresa. Avalie sempre quais questões estão sendo tratadas para manter sempre seu negócio em operação
4 – Com empresa e pessoal separados, você consegue analisar o fluxo de caixa da sua empresa e sabe a hora que pode investir. O fluxo de caixa
é um indicador financeiro muito importante para os pequenos negócios. Ter as contas separadas significa saber se sua empresa gerou ou não caixa em determinado mês ou até em quais dias do mês sua empresa tem uma necessidade maior de dinheiro. Assim, investimentos podem ser feitos de forma mais tranquila pela empresa.
Tem dúvidas ou dificuldade em separar empresa do pessoal?
Procure por um contador de sua confiança
Ele poderá te orientar melhor em como fazer isso.
Por: Jean W Rocha – Contador